Alline Coelho

O plano material é uma ilusão

Publicado em


De acordo com Lúcia Helena Galvão, professora de filosofia da Escola Nova Acrópole Brasil, o Plano Material no qual vivemos agora trata-se apenas de uma ilusão. É no Plano Mental e Espiritual que está a nossa verdadeira realidade.

A professora, no decorrer de uma de suas aulas online, discorre a cerca do que é o plano material e explica que tudo o que é palpável nesse mundo, de alguma forma e em algum momento irá mudar, passar, acabar, sumir ou morrer. E afirma que se algo desaparece, é porque era apenas uma sombra, portanto, não tão real assim.

“A única coisa que explica os fenômenos de surgimento e desaparecimento, por exemplo, da consciência humana no mundo, é o fato de que essa aparição é uma forma mental, ela não é física. O mesmo vale para tudo o que é material no mundo. E a única forma de tornar algo que é material, real em nossos planos mental e espiritual, é ver a lei que se manifesta através daquilo, porque aí estaremos capturando e conservando a sua essência para além do espaço-tempo em que existem materialmente. Se você não tem algo que está além do tempo e do espaço, então você não tem nada”.

A professora explica que, quando você se apropria da essência das coisas que estão a sua volta, você as eterniza. E o critério de realidade é eternidade. O real é aquilo que nunca deixa de ser. O que permanece é que é real. E o que permanece é a essência das coisas, é ela a única que pode ultrapassar o espaço-tempo de sua própria existência material.

A professora dá o exemplo da cadeira, que é um objeto útil ao ser humano há centenas de anos. Se você parar pra pensar qual é a lógica de uma cadeira, para o que serve e porque ela é como é, se você pega a lei que se expressa através dela, você vai se apropriar da essência dela e ainda que um dia você não tenha mais contato com cadeiras, você saberá como reproduzi-las materialmente e até mesmo aplicar essa essência da cadeira em outros aspectos da sua vida, porque você assimilou e absorveu que, essencialmente, com consistência (madeira), equilíbrio (pés) e base (assento) você pode obter ou oferecer conforto e descanso. É a mesma premissa daquela famosa frase “o conhecimento, nada e nem ninguém te tira”.

O que é “material” pertence à natureza e para ela voltará quando chegar a hora. Já o que é essência, pertence ao espírito e o acompanhará aonde quer que vá, mesmo depois que o corpo, que é material, também voltar à natureza.

Eu, Alline, creio que exista algo mais, algo além de tudo isso que a gente vive aqui nesse mundo material, algo maior. E é por isso que me permito crer que de fato a nossa verdadeira realidade está em nossos planos mental e espiritual, que são eles que permanecerão e nunca deixarão de ser. Portanto, é em nossa mente e em nosso espírito que devemos trabalhar para nos conhecermos e nos melhorarmos. Para quando chegada a hora da morte do nosso corpo, tenhamos capturado a essência necessária para nos eternizarmos. Porque seja lá como for, o que quer que venha depois disso aqui, que seja continuação, evolução, e não recomeço.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *