Alline Coelho

Espiritualidade não é religiosidade

Publicado em


“A espiritualidade pode ser definida como uma propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio”.

Muitas pessoas confundem espiritualidade com religiosidade e uma coisa não tem a ver com a outra. Pelo menos não obrigatoriamente. E este é o meu caso.

Fiz catequese, primeira comunhão, primeira eucaristia e me batizei quando era adolescente. Nasci e cresci em uma família católica, mas que com o passar dos anos se tornou a famosa “não praticante”. (Pra quem não sabe, família católica não praticante “é um termo informal utilizado para definir os indivíduos que, apesar de serem batizados e se autodeclararem católicos, não praticam a religião em sua plenitude conforme estabelecida pela Igreja Católica.”)

Depois de um hiato espiritual de muitos anos, agora, no começo de 2020, mais especificamente em fevereiro e devido à influência de uma pessoa muito próxima a mim, a Luana.cc, passei a pensar mais a respeito do assunto. Fiz pesquisas, li textos, assisti vídeos e cheguei a conclusão de que quero “explorar” mais essa face da vida, mas farei isso por conta própria, portanto, sem limitações e intervenções externas de padres, pastores ou pais de santo.

No momento tenho me dedicado a estudar a espiritualidade que é embasada na filosofia. A Lu que me indicou a Acropole.org.br para que eu pudesse começar meus estudos. Eu estou simplesmente amando o que estou encontrando e por isso resolvi criar este blog, para registrar e compartilhar as experiências dessa minha busca.

Por fim, deixo o relato de uma mãe que foi surpreendida com uma resposta inesperada – mas muito interessante – do filho de apenas 9 anos. Vale a pena refletir, afinal “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”:

Comentários

  • […] O meu ano novo começará no dia 15/11. E dedicarei esse ano à minha espiritualidade. Aproveito pra sugerir um post muito esclarecedor escrito pela Alline cujo título e teor tem tudo a ver com o que eu penso também: “Espiritualidade não é sinônimo de Religiosidade“. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *